Lendas Sagradas será lançado na Cultura do Market Place

jul 20

Na sexta-feira, dia 22 de julho, à partir das 19h30, o escritor Gilson Pinheiro estará na Livraria Cultura do Shopping Market Place lançando o livro Lendas Sagradas que faz parte da coleção Novos Talentos da Literatura .  O personagem central da trama é  um neurologista que desenvolve um inibidor de impulsos cerebrais a fim de desvendar os mistérios de um crime que abalou a sua vida. Mas a sua invenção revela mais do que crimes e assassinatos, ela desmistifica teorias milenares da Bíblia, até mesmo a mais famosa aparição mariana. Esse encontro do clérigo com o neurologista pode mudar dogmas incontestáveis da religião Católica. Gilson Pinheiro é historiador e músico e vive em Belo Horizonte.
Confira uma entrevista com o autor onde ele revela outros detalhes da obra.

Novo Século - Além de músico você também é historiador. Você utilizou os seus conhecimento sobre História na construção da trama e dos personagens?
Gilson Pinheiro: Os personagens são fictícios e inspirados na arquitetura italiana, e na influência da máfia, naquele país. Os meus conhecimentos de história foram utilizados para narrar a origem de alguns  temas bíblicos, que são considerados por arqueólogos como mitos. Exemplo: o livro da Genesis.

Novo Século – De que maneira a religião está presente em sua vida?
Gilson Pinheiro: Apesar de escrever um romance polêmico, sobre contradições bíblicas, sou uma pessoa muito espiritual. Fui batizado na religião católica, acredito na doutrina Kardecista e por vezes frequento um culto evangélico, para fazer companhia a minha noiva. Neste mundo cada vez mais globalizado e capitalista, onde o progresso tecnológico e a competitividade do mercado nos incita a dedicarmos nosso tempo
cada vez mais aos estudos e trabalho, as horas que nos restam de ociosidade é exclusiva ao descanso ou lazer.
Os cultos religiosos servem como disciplina para não deixarmos de cuidar de nosso lado espiritual. Portanto,  as religiões sempre foram e serão um importante elo para o equilíbrio de nossa humanidade.

Novo Século - Você acredita que o seu livro possa causar polêmica pelo fato da história questionar dogmas religiosos?
Gilson Pinheiro: Acredito que não. Apesar do livro abordar supostos mitos bíblicos, o protagonismo da obra  é o drama vivido pelo personagem, um neurologista que torna-se vítima da máfia calabresa, e resolve  criar uma máquina para auxiliar a justiça italiana em suas investigações preliminares. Não é a história  quem questiona os dogmas religiosos, mas sim as ciências como geologia, arqueologia e astronomia, pois quando os escribras hebreus escreveram textos bíblicos, não possuím tais conhecime ntos. Exemplo clássico: os geólogos e astrônomos descobriram que a idade da terra e do universo é infinitamente superior aos 6000 anos, descritos na cronologia bíblica. Também está escrito no Antigo Testamento que o sol gira em torno da terra, e quando Galileu Galilei questionou esta teoria, quase foi queimado pela inquisição. Felizmente, a atual liberdade de expressão nos permite questionar até mesmos os textos bíblicos.

Novo Século - Que tipo de reflexão você pretende deixar para os leitores de Lendas Sagradas?
Gilson Pinheiro: A Bíblia deve ser considerada um livro Sagrado, não por ser a palavra de Deus -pois foi escrita por homens-, e nem por narrar fatos históricos, como a teoria do Criacionismo, em referência a origem do universo – contradizendo o Big Bang. A Bíblia deve ser considerada Sagrada por nos ensinar lições de conduta moral, altruísta e de perseverança, que devemos seguir  em nosso dia a dia.

Novo Século – Quais são os seus autores preferidos?
Resposta: Eu prefiro autores contemporâneos, como José Saramago, Augusto Cury, Luis Fernando Veríssimo, Dan Brown, Paulo Coelho,
Stephen King. Também gosto de ler romances psicografados, pois trata-se de histórias verídicas.

Serviços:
Data: 22/07/2011
Horário: 19h30
Local: Livraria Cultura do Shopping Market Place
Endereço: Av. Doutor Chucri Zaidan, 902 – Santo Amaro

 

Um comentário

  1. ELAINE RODRIGUES PEREIRA /

    Eu Elaine estou lendo o livro lendas sagradas e estou surpresa com o conteúdo e com o dinamismo do autor.É um livro que eu tenho certeza e convicção que será um Best-Seller ainda nesse ano.Espero que o autor Gilson esteja preparado para escrever vários livros melhores do que esse.Que Deus continue lhe concedendo muita sabedoria e novas idéias para que você arrase e tenha certeza de uma coisa:Tudo tem o seu tempo.E o seu tempo chegou é agora.Felicidades…..

    Elaine Rodrigues Pereira Pinheiro.

Deixe um comentário